Anfitrião Airbnb: como preparar o imóvel e se destacar na plataforma

Anfitrião Airbnb: como preparar o imóvel e se destacar na plataforma

Tornar-se anfitrião Airbnb é uma das primeiras possibilidades que passam pela mente de quem deseja rentabilizar um imóvel por meio do aluguel por temporada. E dá para entender, afinal, o Airbnb é a maior plataforma do mundo nesse ramo. Os hóspedes já conhecem a variedade de imóveis disponíveis na plataforma e, por outro lado, os anfitriões confiam no potencial do Airbnb para atrair reservas.

Parece algo simples, não é? A plataforma é intuitiva e, em poucos minutos, um novo anfitrião Airbnb consegue publicar o anúncio do seu imóvel. Nessa parte, realmente, não há complicação. Mas atuar como anfitrião não envolve apenas o cadastro na plataforma. É preciso acertar na divulgação, manter o imóvel em boas condições e atender os hóspedes com agilidade.

Atuar como anfitrião Airbnb deve ter a mesma importância de um compromisso profissional – porque é exatamente isso que os hóspedes desejam. Neste artigo, vamos mostrar o que você precisa fazer para se tornar um anfitrião Airbnb e como pode compartilhar a responsabilidade dessa função com a Seazone, que resolve todas as tarefas de gestão do imóvel e busca as estratégias mais efetivas de rentabilização.

Quer saber mais? Siga com a leitura!

O que se espera de um anfitrião Airbnb

Antes de se apresentar como um anfitrião Airbnb, você precisa ter clareza de quais atribuições essa atividade exige. Para se dar bem na plataforma, é necessário direcionar esforços para proporcionar uma experiência agradável aos hóspedes e conquistar avaliações positivas. Esse deve ser o seu principal objetivo, o que requer investimento de tempo e dinheiro, além de disponibilidade para receber opiniões.

Quando entram em contato com um anfitrião, os hóspedes querem respostas rápidas – e consideram esse aspecto importante para a efetivação da reserva. Nessa mesma lógica, imóveis disponíveis para reservas instantâneas são bem vistos e cancelamentos geram desconforto. Inclusive, há punições no Airbnb para anfitriões que cancelam reservas confirmadas, como cobrança de taxa, publicação de uma avaliação automática sobre o cancelamento, bloqueio do calendário e até mesmo desativação da conta.

Um anfitrião Airbnb tem que se mostrar acessível, saber lidar com as mais variadas situações e pautar a sua postura nas regras estabelecidas pela plataforma. Esse caminho leva à recompensa que todos os anfitriões buscam: muitas reservas.

Como preparar o imóvel para receber hóspedes

Quando decidir ir em frente com o aluguel de temporada, comece a pensar nas adequações que você fará no seu imóvel para atender às necessidades dos hóspedes. Para saber por onde começar, faça uma verificação completa dos cômodos, desde estrutura até funcionalidade e decoração. E não precisa fazer todas as melhorias logo no início – estabeleça prioridades e implemente as mudanças aos poucos, prestando atenção nas reais demandas dos hóspedes.

Veja alguns itens que você deve incluir na sua verificação:

Elétrica e hidráulica

Confira se todas as tomadas estão funcionando e em bom estado. Avalie se há necessidade de instalação de novos pontos elétricos. Faça o mesmo com chuveiro, torneiras e registros de água. 

Mobiliário

Com relação aos móveis, você não precisa oferecer luxo, mas garanta o conforto dos hóspedes. Disponibilize armários nos quartos para acomodação de pertences e um local apropriado para guardar as malas. Se você quiser, coloque duas camas de solteiro no espaço e, quando receber casais, é só juntá-las. Essa é uma forma de contemplar demandas de diferentes tipos de hóspedes.

As áreas comuns também merecem atenção. Na cozinha, por exemplo, os eletrodomésticos devem estar funcionando perfeitamente – muitos hóspedes escolhem imóveis por temporada para ter a liberdade de cozinhar as próprias refeições.

Utensílios e enxoval

Por falar em cozinha, esse ambiente deve ser muito bem equipado, com panelas, talheres, formas, pratos, copos, xícaras e todos os outros utensílios básicos que os hóspedes possam vir a utilizar.

Não deixe de oferecer roupas de cama e banho. Faz muita diferença chegar ao imóvel e encontrar as camas arrumadas com lençóis limpos e toalhas no banheiro. Caso você receba hóspedes para estadias longas, explique como funciona a troca desses itens – se houver uma taxa extra, inclua a informação nas regras da casa.

Decoração

Se você acha que a decoração ideal para imóveis por temporada é neutra e minimalista, pode deixar essa ideia de lado. Os hóspedes gostam de alugar espaços que expressam a personalidade dos anfitriões e a diversidade de estilos está entre os grandes atrativos desse modelo de hospedagem. Não tenha receio de pintar as paredes e de inserir quadros e objetos que você gosta nos ambientes. Dê o seu toque particular para a decoração!

4 dicas para se destacar como anfitrião Airbnb

Imagine que o seu imóvel dividirá espaço no Airbnb com muitas outras propriedades localizadas na mesma região. O que fará você se diferenciar como anfitrião e conquistar a confiança dos clientes são os detalhes durante a estadia. Confira a seguir as nossas dicas para oferecer uma experiência memorável.

Facilite check in e check out

Alguns hóspedes preferem ter autonomia para entrar e sair do imóvel sem precisar se encontrar com o anfitrião. Considere a possibilidade de deixar as chaves na portaria do condomínio, se for o caso, ou de instalar uma fechadura eletrônica.

Crie um guia de orientações

Quando o hóspede chegar ao imóvel pela primeira vez, provavelmente ficará satisfeito em encontrar um pequeno guia com informações úteis, como senha de acesso à internet e outras orientações relacionadas à casa, dias da coleta de resíduos, transporte coletivo e supermercados próximos.

Invista em uma limpeza impecável

Um dos principais pontos avaliados no Airbnb é a limpeza do imóvel. Por isso, faça parceria com profissionais de confiança para limpar e organizar a sua propriedade. Você tem a chance de surpreender o hóspede nesse aspecto.

Priorize um bom atendimento

Esteja disponível para o hóspede entrar em contato com facilidade. Mesmo com manutenção preventiva, imprevistos podem acontecer, e não há nada mais importante do que você mostrar a sua disposição para resolvê-los. Caso apareçam demandas de última hora, tente atendê-las na medida do possível.

Precisa de ajuda? Conte com apoio na gestão do imóvel

A rotina de um anfitrião Airbnb está longe de ser apenas o anúncio de um imóvel na plataforma. São muitas tarefas que precisam ser bem executadas para rentabilizar um imóvel com aluguel por temporada.

Você pode alcançar resultados sem se preocupar com tantas responsabilidades. Conheça o serviço de gestão de imóveis da Seazone e receba apoio de quem entende do assunto!