Anfitrião de imóveis: Aprenda a como trabalhar em diferentes plataformas

Anfitrião de imóveis: Aprenda a como trabalhar em diferentes plataformas

Ser um anfitrião Airbnb ou em outras plataformas é um grande compromisso, e pode influenciar no sucesso do anúncio do imóvel.

Isso porque diversos portais levam em consideração a reputação do anfitrião em relação aos serviços oferecidos, o que promove mais ou menos visibilidade ao perfil.

Além disso, cada plataforma possui suas próprias orientações quanto ao administrador do anúncio, e é fundamental conhecer essas exigências antes de se tornar um hospedeiro.

Pensando nisso, elaboramos um guia especial sobre ser anfitrião Airbnb e em outros portais de aluguel de imóveis. Confira!

O que é um anfitrião de plataformas de aluguel por temporada?

Em tese, o anfitrião é o responsável pelo anúncio do imóvel para aluguel. Nesse caso, considera-se que ele também seja o proprietário da acomodação.

No entanto, o anfitrião Airbnb e em outras plataformas também pode ser uma terceira pessoa, que não é, necessariamente, a dona do imóvel.

Nesse caso, é importante se atentar para essa distinção, e definir qual o perfil que será responsável pela recepção dos usuários e clientes no anúncio.

Em um primeiro contato, é o anfitrião quem negocia com o viajante interessado no anúncio.

Posteriormente, este também será o perfil que deverá cuidar para que as acomodações sejam bem-sucedidas, além de tratar todas as possíveis pendências.

Em resumo, pode-se dizer que o anfitrião de plataformas de aluguel por temporada é a pessoa responsável por todas as etapas da negociação, desde o contato online, até a hospedagem efetiva.

O que faz um anfitrião?

Um anfitrião Airbnb, Booking ou de outros portais do ramo tem a obrigação de atender e orientar os usuários que interagem nos anúncios.

A partir desse contato, o hospedeiro prossegue com a negociação da reserva e do aluguel, tirando todas as eventuais dúvidas do cliente.

Por fim, uma vez que o aluguel foi confirmado, o anfitrião deverá recepcionar os viajantes nas acomodações e garantir que a experiência seja positiva.

Geralmente, o anfitrião da plataforma é o proprietário da acomodação, que trata diretamente com os usuários.

No entanto, também é possível que um coanfitrião ou equipe de recepção atue no mesmo perfil.

Nesse caso, o anfitrião da hospedagem e dos anúncios podem ser pessoas diferentes. Mas é necessário cumprir as mesmas exigências determinadas por cada empresa.

Como você pode ganhar dinheiro sendo um anfitrião?

Ser um anfitrião pode ser uma alternativa para aumentar a renda mensal e construir uma carreira no segmento.

Veja como é possível ganhar dinheiro através desse serviço:

Imóveis de outros

Existe a possibilidade do usuário atuar como anfitrião de outros imóveis, sendo contratado para essa função.

Nesse caso, é possível trabalhar com anúncios de terceiros, ou se tornar anfitrião de um imóvel alugado, por exemplo.

Assim, não é necessário ser proprietário de um imóvel para trabalhar como anfitrião.

Dessa forma, o usuário poderá ter uma renda extra como responsável pelas divulgações e contato com os hóspedes.

Inclusive, a função de anfitrião Airbnb pode ser cumprida por um co-anfitrião ou uma equipe de hospedagem, ganhando remunerações para isso.

Anunciar seus imóveis

Enquanto isso, o anfitrião pode ganhar dinheiro anunciando seus próprios imóveis. Essa é a função mais comum, sendo a principal opção de grande parte dos usuários.

Assim, o hospedeiro publica seu próprio imóvel para aluguel e entra em contato com os usuários interessados.

Posteriormente, também cumprirá o papel de anfitrião presencialmente, dando seguimento à hospedagem e garantindo uma boa estadia para os viajantes.

Quais plataformas você pode ser anfitrião

Além de anfitrião Airbnb, também existe a possibilidade de cumprir a função em outras plataformas semelhantes.

Por isso, veja em quais portais é possível atuar nessa vaga, e quais as características de cada site:

Anfitrião Airbnb

A começar pela plataforma de aluguel de imóveis mais popular, o anfitrião Airbnb é responsável por todas as etapas de comunicação e hospedagem.

Por isso, existem diversas regras e condições impostas pelo site. Inclusive, a reputação do perfil é levada em consideração durante a avaliação dos anúncios.

Entre as principais funções do anfitrião Airbnb estão:

  • Responder mensagens em menos de 24 horas;
  • Evitar cancelamentos;
  • Orientar na reserva;
  • Manter as acomodações em bom estado;

Também existem duas categorias na plataforma, o anfitrião de acomodações e de experiência, que orienta atividades, excursões e outros.

Anfitrião no Booking

A plataforma Booking.com também é bastante conhecida no ramo, e seus perfis com anúncios de imóveis também são considerados anfitriões.

O site disponibiliza uma seção para preenchimento de informações, com o objetivo de aumentar a visibilidade e o carisma do perfil.

Também é possível se descrever como anfitrião e proprietário, para se conectar com os usuários e aumentar as chances de reserva.

Anfitrião no Expedia

A Expedia é uma plataforma diferente das demais, com vários serviços de aluguel. Por isso, o perfil de anfitrião não ganha o mesmo destaque.

No entanto, anunciantes que trabalham em parceria com o site também são responsáveis pela experiência dos usuários, de modo semelhante ao anfitrião Airbnb e Booking.

O que é um Superhost?

Além do anfitrião Airbnb, também é possível se tornar um superhost na plataforma.

Essa categoria é reservada para hospedeiros com um perfil de alto nível, oferecendo um selo de qualidade e confiabilidade.

Isso aumenta a visibilidade dos anúncios e as chances de fechar negócio.

Para se tornar um superhost, é necessário ter ótimas avaliações no perfil, além de cumprir todas as exigências do site.

Qual a diferença de um Anfitrião profissional?

O anfitrião Airbnb também pode ser um profissional na plataforma. 

Nesse caso, as atividades de hospedagem tem relação com seu comércio ou profissão.

Qualquer usuário pode anunciar na plataforma, desde que ofereça uma acomodação. Nesse caso, ele se torna um anfitrião normal.

No entanto, proprietários de hospedagens, hotéis ou comércios voltados para a prática de hospedagem são anfitriões profissionais. Ou seja, essa é a sua profissão.

Um superhost pode ser profissional, ou um usuário comum, que não trabalha diretamente com isso.

Vale a pena ser um anfitrião Airbnb?

Ser um anfitrião Airbnb é uma alternativa interessante para pessoas que possuem imóveis e querem alugar sua acomodação.

Dessa forma, é possível ganhar uma renda extra e aumentar o alcance dos anúncios em uma das maiores plataformas desse segmento.

No entanto, é fundamental se atentar para as condições de anfitrião impostas pelo site, para não levar advertências ou punições mais severas.

Caso cumpra todos os requisitos, vale a pena investir na área e se tornar um anfitrião Airbnb ou em outras plataformas de aluguel de imóveis.