Se você chegou a este artigo, é porque tem interesse em anunciar um imóvel para aluguel de temporada. Ou, pelo menos, considera essa possibilidade – o que você vai notar que é uma boa escolha, já que esse mercado só cresce ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Uma das principais dúvidas de quem se insere no aluguel por temporada é exatamente o tema deste artigo: qual é o melhor site para anunciar imóveis.
Antes de explicarmos as características de cada plataforma, vamos falar um pouco sobre como o mercado se organiza. Os sites de aluguel por temporada fazem parte das chamadas OTAs (Online Travel Agencies) – são empresas especializadas, que direcionam os esforços e investimentos para atrair um tráfego significativo. Por isso, é quase impossível atuar com aluguel de temporada sem estar presente em sites como Airbnb, Booking e VRBO.
A grande questão, entretanto, é que não se recomenda apostar todas as fichas apenas em uma plataforma. E isso tem a ver com uma prática comum no marketing: diversificação dos canais de divulgação. Se você anunciar em vários sites, mais pessoas conhecerão o seu imóvel. Ou seja, maiores as chances de reserva.
Com essa estratégia em mente, vamos avançar para a apresentação das principais plataformas de aluguel de temporada. Você poderá fazer a sua própria avaliação sobre qual é o melhor site para anunciar imóveis. Mas lembre-se de que só na prática, com experimentação e aperfeiçoamento contínuos, você saberá quais plataformas oferecem uma boa performance para o seu estilo de imóvel.
Melhor site para anunciar imóveis: conheça as principais plataformas
A partir de agora, detalharemos as características das plataformas mais conhecidas de aluguel por temporada: forma de cadastro, procedimentos de reserva e pagamento, cobranças feitas aos anunciantes, entre outros aspectos importantes (e que diferenciam os sites entre si).
Anote o que considerar mais importante e aproveite ao máximo a leitura!
Airbnb
O ponto de partida não poderia ser outro: o Airbnb, maior plataforma de aluguel por temporada do mundo. Não é à toa: o site está entre os preferidos dos hóspedes e tem um tráfego muito alto, principalmente pela quantidade e variedade de acomodações disponíveis.
A explicação para o número de anúncios – que já passam de 5,4 milhões em nível global, segundo a consultoria Airdna – está na facilidade para cadastro. Em alguns minutos, um novo anfitrião pode se registrar na plataforma e anunciar um imóvel. Mas, em razão da grande concorrência, isso não basta. É preciso saber criar um anúncio atraente para que cresçam as oportunidades de visualização.
No Airbnb, o anfitrião pode optar por aceitar cada pedido de reserva em um período de até 24h ou disponibilizar reservas instantâneas. A equipe da plataforma orienta que a comunicação com o hóspede seja feita por meio do chat do próprio site – apenas com o registro das mensagens é que o Airbnb presta suporte no caso de algum problema.
Os hóspedes só têm a reserva confirmada após o pagamento, que acontece dentro da plataforma. O Airbnb repassa o valor da estada para o anfitrião depois do check in, já descontando a taxa cobrada pelo site. São dois tipos de cobrança em vigor no momento:
– Anfitriões que fazem o anúncio direto no site pagam de 3% a 5% de porcentagem sobre cada reserva e o hóspede tem um percentual de até 20% adicionado ao valor da estada.
– Anfitriões que usam Channel Manager pagam um percentual de 15% por reserva e nada é cobrado do hóspede, o que melhora a taxa de conversão, segundo uma avaliação do Airbnb. Os clientes do serviço de gestão de imóveis da Seazone têm acesso a esse benefício!
Booking
A Booking também é uma plataforma bastante conhecida em muitos países, incluindo o Brasil. Mesmo usado tradicionalmente por hotéis e pousadas, o site está abrindo espaço cada vez maior para o aluguel por temporada. E existem muitos motivos para apostar na Booking, que tem um público grande e diverso.
Quando comparada ao Airbnb, a Booking tem como principal diferença a operacionalização das reservas e o modo de cobrança do anunciante. As reservas são confirmadas instantaneamente e apenas em casos excepcionais há possibilidade de recusá-las. Em contrapartida, o anfitrião tem liberdade para definir a forma de pagamento – se deseja um adiantamento no momento da reserva e como o hóspede deve proceder.
A Booking permite que o pagamento seja feito direto com o anfitrião porque o comissionamento é cobrado por meio da emissão de um boleto mensal. O percentual é de 13% por reserva e cada fatura discrimina todas as reservas do período vigente, somando o valor que precisa ser pago pelo anfitrião. Os hóspedes não pagam taxas ao site.
Os anfitriões interessados em anunciar na Booking precisam considerar que existe um grau maior de exigência para cadastros na plataforma. Os anúncios devem conter imagens de alta qualidade – caso contrário, há risco de não serem aprovados.
VRBO (antigo Alugue Temporada)
O VRBO, nome atual do site Alugue Temporada, atua de uma forma um pouco diferente das outras plataformas, porque disponibiliza duas alternativas para cadastro de anúncios. A opção de Anúncio Gratuito prevê o pagamento de uma taxa a partir de 5% por reserva. Já a assinatura anual dá direito à exibição do anúncio por um ano, sem a cobrança de comissão nas reservas.
Quando registra um anúncio, o anfitrião define quais métodos de pagamento prefere aceitar dos hóspedes e uma das opções é o uso de cartão de crédito direto na plataforma. Também fica a cargo do anfitrião escolher entre aprovação instantânea das reservas ou análise de cada solicitação.
Ainda há muitas outras plataformas…
Com a expansão do mercado de aluguel por temporada, novas plataformas estão se consolidando. É o caso do TripAdvisor, site reconhecido pelos reviews de lugares para visitar, que também tem se destacado pelos anúncios de imóveis. O TripAdvisor cobra 3% por reserva, uma das taxas mais baixas do setor.
Também vale mencionar o Expedia, uma rede de sites que divulga os imóveis em portais como Decolar e Trivago. As reservas são instantâneas e 15% ficam de taxa para a plataforma. O registro de novos anunciantes depende de uma demonstração prévia de interesse e análise da empresa.
Cada plataforma possui características particulares, o que torna difícil eleger o melhor site para anunciar imóveis. É a diversificação de canais, como mencionamos logo no início deste artigo, que se reflete no melhor aproveitamento do potencial de rentabilização do seu imóvel.
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