Se você decide disponibilizar o seu imóvel para aluguel de temporada é porque está de olho na renda que pode obter com essa modalidade. De fato, existem amplas oportunidades para alcançar boa rentabilidade nesse mercado. Mas não basta simplesmente anunciar uma propriedade – é preciso considerar diversos fatores e saber quanto cobrar de aluguel para aproveitar o potencial máximo de ganhos.
A análise tarifária de um imóvel deve ser feita com muita atenção antes de começar a anunciá-lo para aluguel de temporada, mas os preços das diárias não podem se manter os mesmos por um longo período. E a razão disso são as constantes movimentações que acontecem no mercado e exigem flexibilidade por parte do proprietário. Caso contrário, há risco de perder rentabilidade.
Os proprietários que estão iniciando o negócio com aluguel de temporada e não investem em uma gestão profissional de imóveis podem enfrentar alguns problemas com precificação. Realmente, definir quanto cobrar de aluguel é um desafio! É por isso que acontecem casos em que são cobradas diárias abaixo ou acima do valor indicado, o que impacta na taxa de ocupação e rentabilidade.
Neste artigo, você aprenderá o que avaliar para saber quanto cobrar de aluguel por temporada e por que a precificação dinâmica traz os melhores resultados. Siga a leitura e não deixe de aplicar as nossas dicas!
Como fazer uma análise tarifária e decidir quanto cobrar de aluguel
Precificação no aluguel de temporada não é tão simples quanto parece. Muitos proprietários não sabem quanto cobrar de aluguel e, por falta de conhecimento, apostam em preços baixos ou supervalorizam o imóvel. Para evitar esse tipo de situação, a diária deve ser estabelecida com base em evidências de mercado.
Lembre-se de que, se o anúncio do seu imóvel é recente e você ainda não tem avaliações positivas, pode ser que haja certa dificuldade para conquistar reservas. Uma boa estratégia para reduzir a barreira de entrada no aluguel de temporada é oferecer preços um pouco mais atrativos aos primeiros hóspedes. Mas defina o desconto apenas depois de fazer a análise tarifária.
Veja a seguir o que você precisa analisar para determinar quanto cobrar de aluguel!
Considere as despesas mensais
Antes de pensar no lucro, você precisa se certificar de que terá receita mensal suficiente para arcar com todas as despesas do imóvel. Faça uma previsão detalhada dos seus custos recorrentes, como condomínio, impostos, serviços públicos, limpeza, lavanderia e manutenções.
Não se esqueça que as demandas do aluguel por temporada são particulares – por exemplo, você precisa manter uma rotina de revisão no imóvel para prevenir contratempos durante as estadas. Além disso, são necessárias faxinas completas antes da entrada de novos hóspedes.
Identifique alta e baixa temporada
Uma das especificidades do aluguel de temporada são as oscilações decorrentes da alta e baixa temporada. Em alguns períodos do ano, o movimento de viagens em determinada região costuma ser maior, o que influencia diretamente na decisão de quanto cobrar de aluguel. Por exemplo, imóveis localizados no litoral possuem alta procura durante o verão, logo, as diárias ficam mais altas. No inverno, os preços tendem a baixar.
A situação se inverte para imóveis situados em regiões de serra, onde a circulação de pessoas é maior nos meses de clima frio. Além das estações, eventos locais e feriados prolongados são chamarizes de turistas e devem ser contemplados na análise tarifária.
Pesquise imóveis similares
Para saber quanto cobrar de aluguel, você precisa entender como está o comportamento do mercado de aluguel por temporada na sua região. Examine mais precisamente os imóveis que são similares ao seu em termos de localização e estrutura. Procure por acomodações com o mesmo número de quartos e que ofereçam diferenciais parecidos, como churrasqueira, piscina ou lareira.
Acesse as plataformas mais conhecidas de aluguel por temporada e faça um estudo da diária média cobrada em imóveis com as características mais próximas da sua propriedade. Faça uma simulação em datas diferentes para entender como os valores variam ao longo do ano.
Associe preço da diária e taxa de ocupação
Depois de ter todos os dados em mãos, o próximo passo é chegar a um equilíbrio entre preço da diária e taxa de ocupação. Essa é uma parte um pouco mais complexa do processo, mas continue com a leitura porque logo você vai entender!
O faturamento do seu imóvel consiste no preço da diária multiplicado pelo número de dias em que ele está ocupado, certo? Nessa lógica, a maior rentabilização é alcançada quando você define um preço coerente com o mercado e que faz a sua taxa de ocupação chegar o mais próximo possível de 100%. A resposta para essa equação é chegar a um valor que não impacta muito o lucro, nem a ocupação.
Leia também – Imóvel para renda: o que você precisa fazer para apostar no aluguel por temporada
Precificação dinâmica: solução Seazone para maximizar rentabilização
Os proprietários dificilmente conseguem acertar quanto cobrar de aluguel nas primeiras tentativas. Pode levar bastante tempo até que eles entendam o mercado e cheguem a um lucro satisfatório. Ainda assim, alcançar a máxima rentabilização sem o apoio de ferramentas adequadas não é uma tarefa fácil!
Com a gestão profissional de imóveis da Seazone, os proprietários se beneficiam da precificação dinâmica, que avalia diversos aspectos em grupos de anúncios parecidos, ajustando o preço da diária automaticamente. Assim, é possível avaliar de forma contínua como está a performance do seu imóvel em comparação a outras propriedades da mesma categoria.
A estratégia da precificação dinâmica da Seazone garante que o melhor cenário de rentabilização para um imóvel com vocação para temporada, superando a receita que a propriedade teria com aluguel anual. Além disso, o proprietário fica menos exposto às mudanças do mercado e tem uma previsibilidade mais exata de faturamento.
Não há nada melhor do que a tranquilidade de saber que o seu imóvel está gerando os resultados que você espera, né? É isso que a gestão profissional de imóveis da Seazone proporciona, junto ao suporte completo nas atividades operacionais.
Faça um diagnóstico personalizado e gratuito com os especialistas da Seazone e saiba como qualificar o seu imóvel nas plataformas digitais!