Logo SZ seu lugar fora de casa

O que fazer em Florianópolis [guia]

Florianópolis, carinhosamente conhecida como “Ilha da Magia”, ou para os mais íntimos “Floripa”, é a capital do estado de Santa Catarina e se destaca por sua beleza natural inigualável. Com mais de 40 praias, que vão desde enseadas calmas até costas ideais para o surf, a cidade é um convite ao relaxamento e à aventura. 

Passeios de aventura e ao ar livre

Florianópolis, com sua combinação de belezas naturais e rica cultura, oferece uma vasta gama de atividades para turistas. A “Ilha da Magia” não recebe esse apelido à toa: cada canto da cidade tem seu encanto e segredo a ser desvendado. Aqui vão apenas alguns exemplos:

Ilha do Campeche

Devido às suas águas límpidas, areias alvas e trilhas repletas de inscrições rupestres, a Ilha do Campeche é conhecida como “O Caribe Brasileiro” e é, sem dúvida, o passeio mais cobiçado em Florianópolis durante o verão, recebendo elogios unânimes pela sua beleza deslumbrante.

A aventura à Ilha do Campeche parte da Barra da Lagoa todos os dias, às 10h. A viagem de barco dura aproximadamente uma hora e tem capacidade para 60 pessoas. Os visitantes têm a oportunidade de desfrutar da ilha por quatro horas, seguidas de um retorno que oferece uma vista espetacular. 

Projeto Tamar de Florianópolis

Visitar o Projeto Tamar em Florianópolis não é só um passeio divertido, mas também uma jornada educativa sobre a importância da conservação ambiental. Localizado na Barra da Lagoa, a 25 km do centro da capital e na costa leste da ilha, este é um dos 25 centros do Projeto Tamar espalhados pelo Brasil.

Há duas opções de visita: a livre e a orientada, esta última sem custo adicional. Durante a visita orientada, um guia acompanha os visitantes, proporcionando insights sobre a biologia das tartarugas marinhas, seus desafios, impactos da atividade humana e a missão do Projeto Tamar. Essas visitas são normalmente realizadas às 11h30, mas é recomendado entrar em contato para confirmar a disponibilidade.

Além de inúmeras atrações, como o Espaço do Saber, atividades interativas e lojas, a experiência mais encantadora, especialmente para as crianças, é o momento em que as tartarugas são devolvidas ao mar.

Após serem resgatadas e tratadas pelos biólogos do projeto, essas criaturas maravilhosas são reintroduzidas em seu habitat natural, proporcionando um momento verdadeiramente tocante e inesquecível.

Passeio de Barco Pirata à Ilha de Anhatomirim

Mergulhe na rica história de Florianópolis ao visitar a Ilha de Ratones, com a Fortaleza de Santo Antônio e a Ilha de Anhatomirim, onde se encontra a Fortaleza de Santa Cruz. Estas fortificações, erguidas pelos portugueses a partir de 1740, são cápsulas do tempo que conservam muitas memórias daquela era. Atualmente, são cuidadosamente restauradas e  mantidas pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Quanto à aventura? Simplesmente impressionante! O passeio tem duração de 4 horas, incluindo visitas às fortalezas e um delicioso almoço na Praia da Armação, em Governador Celso Ramos, no continente. 

DRONE NA BAÍA DOS GOLFINHOS – GOV. CELSO RAMOS – SANTA CATARINA – Me Leva Viajar – Drone #3

A rota também leva à Baía dos Golfinhos, uma Área de Proteção Ambiental, onde é possível observar centenas de golfinhos. Estes majestosos animais, frequentemente acompanham as embarcações, proporcionando um espetáculo à parte.

Vida noturna

Florianópolis não é apenas um refúgio de belezas naturais; a cidade também é um caldeirão cultural e um destino cobiçado para os amantes da vida noturna. Suas raízes açorianas refletem-se em festivais, danças, culinária e tradições que permeiam a vida cotidiana da ilha. 

À medida que o sol se põe, a “Ilha da Magia” ganha vida com bares, baladas e festas à beira-mar que atraem tanto os locais quanto os visitantes. Seja para se embrenhar nas tradições culturais ou para dançar até o amanhecer, Floripa promete experiências autênticas e inesquecíveis.

John Bull

Situado à beira da Lagoa da Conceição, o John Bull é um ícone da vida noturna de Florianópolis. É o “role” ideal para os turistas amantes e apreciadores do Rock and Roll, além do shows de diversas bandas locais e da região, o John Bull também abre suas portas para ritmos como blues e reggae. 

Para complementar a experiência, o estabelecimento oferece um cardápio gastronômico repleto de deliciosos petiscos.

Bar DeRaiz

Se você está afim de começar a noite com uma cervejinha gelada, curtindo a vista das Dunas da Joaquina, e depois cair no samba até o sol raiar, o DeRaiz é a pedida certa. E olha, não é só samba não! A casa tem de tudo um pouco: forró nas terças, samba nos domingos e um monte de outros ritmos pra não deixar ninguém parado.

O destaque vai para o ambiente rústico e despojado, que ressoa com a energia contagiante dos frequentadores. Enquanto aproveita a música, não deixe de experimentar os drinks e saborosos salgados a preços super convidativos.

Santa Club Lagoa

O Santa Club Lagoa, situado na Lagoa da Conceição, é um outro badalado ponto de encontro que seduz seus visitantes com festas temáticas e apresentações ao vivo de DJs, que tocam desde funk e pop até variados gêneros de música eletrônica. A caipirinha é a especialidade da casa, e é aconselhável acompanhar as redes sociais do estabelecimento para ficar por dentro das noites de open bar. 

Para aqueles que desejam uma refeição antes ou durante a diversão, o Santa Club Lagoa dispõe de um rodízio de pizzas artesanais. O cardápio, além de incluir os tradicionais sabores, apresenta opções inovadoras.

Dicas gastronômicas

Além das praias deslumbrantes e vida noturna agitada, Florianópolis também é um destino culinário que merece destaque. A gastronomia da cidade é um reflexo vibrante de suas raízes açorianas combinadas com toques contemporâneos. 

Se você é entusiasta da boa comida e deseja explorar os sabores autênticos da Ilha da Magia, prepare-se para embarcar em uma jornada sensorial que vai muito além do paladar!

Bar do Arante

O Bar do Arante, com sua fachada modesta, revela um ambiente interno recheado de histórias, contadas através dos bilhetes que enchem o teto e paredes, deixados por visitantes anteriores. Fundado em 1958, este restaurante pé na areia combina atendimento exemplar com pratos de frutos do mar a preços acessíveis, conquistando os frequentadores.

Inicie sua experiência gastronômica com um tradicional pirão acompanhado de uma cachacinha ou uma porção de camarão à milanesa. E, enquanto se encanta com a serenidade do mar, deguste outras especialidades da casa, como o bacalhau à Gomes de Sá, a tainha na brasa ou o linguado na chapa servido com batatas sauté.

Lagoa da Conceição

O centrinho da Lagoa da Conceição pulsa vibrante quando anoitece, abrigando uma diversidade de bares e restaurantes. O Bar do Cris convida com suas cervejas artesanais geladíssimas e porções generosas. Já o Bar do Boni, quase à beira d’água, destaca-se por seus frutos do mar frescos e preços convidativos.

Se estiver no clima para um coquetel elaborado, o Rabodigalo é a escolha perfeita. O Tarsila, por sua vez, encanta com seus drinks em um espaço acolhedor. Os apreciadores de vinho encontrarão no La Cave uma seleção primorosa de rótulos franceses e aperitivos sofisticados. 

Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público de Florianópolis é um verdadeiro mosaico de produtos e sabores. Lá, é possível encontrar desde peixes frescos, frutas e especiarias até uma variedade de restaurantes e bares, tornando-se uma escolha certeira para almoços ou confraternizações.

Historicamente, o espaço onde o Mercado Público está localizado era um ponto de venda ao ar livre, frequentado por mercadores e pescadores. No entanto, com a visita prevista do Imperador Dom Pedro I à cidade, os comerciantes foram deslocados e, no século XIX, ergueu-se a primeira estrutura no local. Ao longo dos anos, essa estrutura foi expandida, resultando no icônico edifício que hoje se destaca no centro da cidade.

Mais do que um atrativo turístico, o mercado é um local de referência para os moradores em busca de produtos frescos. Com diversos bares, vasta quantidade de assentos e cardápios diversificados, é o ambiente ideal para você saborear uma bebida e degustar petiscos, enquanto vive um pedaço da história da capital catarinense.

Quanto custa?

Uma viagem de sete dias a Florianópolis pode variar em custo dependendo das atividades escolhidas e do estilo de hospedagem. Em média, considerando alimentação em restaurantes legais, um roteiro robusto de passeios e um hotel de nível confortável, um turista pode esperar gastar um valor que se situa na faixa de R$4.500,00.

Vale destacar que a Seazone oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem na cidade, adequadas a diferentes orçamentos, o que te garante o conforto e, a possibilidade de uma experiência mais autêntica e proveitosa na Ilha da Magia e, principalmente uma opção que ajuda (e muito) o seu bolso.

Post recentes